Notícias


Tome contato com as ações desenvolvidas pela Fundação Logosófica em todo o país.

O valor do tempo para a Logosofia - Tempo é vida

É quase unânime a sensação de ansiedade e angústia do homem contemporâneo quando o assunto em pauta é tempo; a falta de tempo.

Perdemos muito tempo com as preocupações rotineiras. Uma pesquisa realizada recentemente pela Triad Consulting, empresa especializada em produtividade e administração do tempo, concluiu que 61% das pessoas ouvidas não encontram equilíbrio entre o trabalho e as atividades pessoais. Aproximadamente 41% das entrevistadas querem diminuir a carga horária destinada ao trabalho. E o dado mais alarmante é que cerca de 58% afirmam que estão gastando o tempo de suas vidas com uma cansativa rotina. Outro estudo realizado pela Unimed-RS que aponta o Índice de Bem-Estar Porto Alegre (IBE) indica que a falta de tempo é um dos obstáculos para a melhoria nas condições de vida na capital gaúcha.
 
Aprender a aproveitar o tempo é um dos exercícios diários que se pratica na Logosofia; e um desafio para os mais de três mil estudantes desta nova ciência que vão se reunir em Brasília, entre 13 e 15 de agosto, no Congresso Internacional que comemora os 80 anos da Logosofia no mundo.
 
No dia a dia costuma-se dizer que tempo é dinheiro!
 
Para a Logosofia, tempo é vida. É preciso ganhar o tempo como se ganha o pão de cada dia; e tempo se ganha quando se vive conscientemente – o que significa manter uma permanente atenção em tudo o que se faz.
 
Perde-se tempo, quando não se faz nada; quando a mente divaga ou não pensa. E esse tempo perdido é vida estéril, que não se recupera mais. Esta nova ciência ensina, em seu método original, a dominar o tempo, fazendo com que seja fértil e produtivo; a aproveitar o tempo com inteligência. Por exemplo: se pensarmos que em dez minutos podemos cumprir uma tarefa, mas gastamos duas horas, além desse desperdício de tempo ainda gastaremos mais tempo depois, lamentando esse tempo perdido. O autor da Logosofia, Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche, ensina que a vida ganha intensidade quando é simplificada, porque os movimentos da inteligência se tornam mais rápidos. É possível aprender a não divagar tanto, a não dar lugar à preguiça mental, que impede pensar; e a não gastar tanto tempo com o que não é importante.
 
Com o estudo da Logosofia aprende-se a encontrar o tempo necessário para se dedicar à própria evolução, a obra de sua vida, e poder, assim, ajudar na evolução de seus seme­lhantes.
 
As verdades que a ciência logosófica apresenta devem ser motivo de estudo, compreensão e prática pelo estudante em sua própria vida. Ninguém é convencido a segui-las, mas a descobrir essas verdades por si mesmo. E para isso foi criada uma escola de aperfeiçoamento humano, a Fundação Logosófica, onde os estudantes podem intercambiar as experiências e os resultados obtidos com esse estudo.
 
Vidas múltiplas – Diante dos diversos mundos nos quais é preciso se mover permanentemente, seja na vida profissional, familiar ou social, o tempo é um elemento essencial para que se possa realizar todas as atividades e viver intensamente cada momento. E o segredo para viver com êxito em todos esses ambientes está dentro de cada um. De acordo com a Logosofia, é preciso preocupar-se mais intensamente com a vida interior.
 
Tempo é vida - Um dos exemplos de que tempo é vida pode ser ilustrado, na realização de uma obra de arte. O artista dedicou-se àquela tarefa por um longo tempo, cada dia um pouquinho; a obra de arte é o resultado de todo esse tempo dedicado a ela; o somatório dos fragmentos de vida empenhados nesse trabalho.
 
A vida é assim para esta ciência: deve-se adicionar algo novo, a cada dia, em favor de um resultado que pode ser alcançado a partir do conhecimento de si mesmo.
 
Para estudar – A Fundação Logosófica é uma entidade sem fins lucrativos com objetivos exclusivamente educacionais, que visa promover o processo de superação integral do ser humano por meio de estudos sobre o seu sistema mental e sensível, procurando harmonizar a atuação dos pensamentos, da inteligência e da sensibilidade. Aberta a novos estudantes, a Fundação promove palestras periódicas e reuniões informativas gratuitas em suas sedes no Brasil e em todos os demais países. Para acompanhar a programação das palestras acesse o site:http://www.logosofia.org.br/cursos/default.aspx   
Cadastra-se Projeto Cultural