artigos

Aproveite para tomar contato com os artigos de Carlos Bernardo González Pecotche, criador da Logosofia.

Os demais artigos foram extraídos de trabalhos realizados por logósofos, com resultados alcançados na prática dos conhecimentos oferecidos por essa ciência.

Os artigos poderão ser reproduzidos livremente desde que sejam mencionados o nome da Fundação Logosófica, o site www.logosofia.org.br e o nome de seus autores.

Resultados da realização logosófica no aspecto psicológico do ser humano

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

O desconhecimento da realidade interna assume, em cada indivíduo, proporções de desesperança à medida que avança em idade, e – a menos que conforme sua vida à resignada inabilitação de suas aptidões superiores, por carecer dos conhecimentos que as desenvolvam – buscará por todas as partes, com crescente inquietude, a palavra luminosa que clareie seu entendimento e resolva a indagação que se plasma na mente do homem diante da in­cógnita de seu destino.

Na parte psicológica, que é a intermediária entre a física e a espiritual, é onde se fazem mais evidentes os resultados obtidos pela ação do conhecimento logosófico

Ao tomar contato com sua realidade interna e focalizar a observação em zonas ignoradas de sua estrutura psicológica e mental, o indivíduo experimenta uma sucessão de mudanças em sua maneira de ser, principalmente no pensar e sentir, o que lhe amplia a vida. Essa ampliação da vida dilata, naturalmente, o campo das projeções dos sistemas mental e sensível*, e estimula notavelmente o esforço para maiores aquisições no campo do saber transcendente.

O estudo dos pensamentos, que, complementado com o das deficiências, dá capacidade executiva ao esforço por erradicar da vida toda influência nociva, traz paralelamente um positivo avanço na evolução do ser. Aumentam as forças psíquicas que sustentam o potencial dinâmico das energias mentais, e o ser, assim fortaleci­do, alcança os estados mais lúcidos de sua inteligência. Mas a isto logicamente será preciso acrescentar outras realizações ensejadas pelo método logosófico, para que surja, em sua plenitude, o ente psíquico, antes entorpecido pela ausência de estímulos para seu desenvolvimento.

Cabe, além disso, registrar a sensação de equilíbrio psicológico e mental que o ser experimenta, assim como as de alegria e bem-estar que o acompanham em todos os momentos de sua vida.

Como vimos, a influência construtiva da Logosofia sobre a parte psicológica do ser é poderosa e decisiva, já que cumpre os altos fins da evolução em seu aspecto consciente.

Voltando aos pensamentos, são eles precisamente os que sofrem o primeiro impacto da ação ordenadora, seletiva e fertilizante de nossos conhecimentos, desde o momento em que é na direção deles que o método logosófico dirige sua corrente depuradora e edificante.

Aos pensamentos não fica senão a alternativa de se ausentarem do recinto mental de quem começa seu pro­cesso de evolução consciente, ou acabarem desintegrados, porque o dedo acusador da realidade os aniquila. Se tais pensamentos não foram capazes, antes, de alentar dentro da mente humana nenhuma ideia feliz, nem oferecer a menor colaboração para resolver os problemas da vida rotineira, muito menos poderiam ajudar no desenvolvimento das possibilidades transcendentes do ser. Daí a imperiosa necessidade de desalojá-los, a fim de que outros pensamentos de índole superior ocupem seu lugar.

É esta uma experiência de singulares projeções para o reequipamento mental, moral e espiritual do ser; experiência que nunca falhou, e
que prova a eficácia do método nessa parte tão importante de sua aplicação.

Tenha-se muito em conta que, no geral, o homem não atribui nenhuma importância aos pensamentos, tanto que jamais se ocupa deles, confundindo as funções destes com as de sua faculdade de pensar. Tampouco poderia assegurar se o pensamento que expressa em determinado momento é seu ou é alheio. Possuir, pois, o domínio do próprio campo mental e ser dono dos pensamentos que serão postos a serviço da causa do aperfeiçoamento, é alcançar uma conquista de imponderável valor para a vida.

Desnecessário seria, aqui, estender-nos mais sobre o que significa para o destino da criatura humana o conhecimento e o domínio dessa extraordinária e fecunda realidade, que haverá de iluminar os melhores dias de sua existência no mundo.


* Ver o livro Logosofia, Ciência e Método, lições III e V, do autor.
 

Trechos extraídos do livro Curso de Iniciação Logosófica, p.77
Cadastra-se Projeto Cultural