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Aproveite para tomar contato com os artigos de Carlos Bernardo González Pecotche, criador da Logosofia.

Os demais artigos foram extraídos de trabalhos realizados por logósofos, com resultados alcançados na prática dos conhecimentos oferecidos por essa ciência.

Os artigos poderão ser reproduzidos livremente desde que sejam mencionados o nome da Fundação Logosófica, o site www.logosofia.org.br e o nome de seus autores.

O livre desenvolvimento das forças juvenis

Uma das coisas que os adolescentes têm mais dificuldade de aprender é o comportamento que corresponde adotar em cada circunstância que se apresenta no transcurso de seus dias.

Pode-se dizer que entram às cegas num mundo que lhes é desconhecido, onde se produz o contraste inesperado entre o que conheciam e o que a realidade apresenta a seus incipientes juízos acerca do que é esse mundo. A pouca idade e a falta de experiência e de saber os privam das mais elementares defesas, tão necessárias para se prevenirem contra as frequentes quedas.

No jovem a reflexão mal atua, pronunciando-se só naquelas situações que intimamente o afetam, ante as quais o entendimento deve eleger a melhor conduta a seguir.  Mas, sem ter conhecimento sobre as mil e uma figuras enganosas que se movem no cenário da aparência, que, muitas vezes, é tomada por realidade, logo experimenta as amarguras desse engano. Embora nesses casos, fique a experiência como precedente, para preveni-lo em situações futuras similares, é certo que tais situações podem se apresentar sob novos aspectos e diferentes circunstâncias. 

A pouca idade e a falta de experiência e de saber privam os jovens 

 das mais elementares defesas

 

Para o ser que começa a ver a vida nos momentos em que ela se transforma em existência independente e responsável, é indispensável recorrer, ao conselho dos mais velhos, para uma melhor adaptação a essa realidade cuja força ele começa a sentir. Necessita recorrer também ao estudo e à observação do que é inconveniente nele e nos outros; e, acima de tudo isso, deve realizar uma preparação de caráter integral, que, convocando todas as suas energias para o mais amplo desenvolvimento das faculdades de sua inteligência, possa muni-lo dos conhecimentos que lhe servirão para preservar-se do mal e triunfar nas lutas que precise sustentar contra as adversidades.

Nos centros universitários, o ensino que se ministra é destinado exclusivamente à preparação geral do estudante, e a especialização,  que exige a aquisição de conhecimentos inerentes da profissão escolhida. Porém, ainda não foi tida em conta a possibilidade de se criar uma cátedra dedicada especialmente à preparação da juventude para a vida, na qual lhe sejam oferecidos os elementos de ilustração a esse respeito; uma cátedra que permita aos jovens aprenderem qual deverá ser seu comportamento e sua atuação nas diversas e múltiplas situações que a vida costuma apresentar.

Tal capacitação traria como resultado um melhoramento na vida de relação e um desenvolvimento mais fecundo da cultura.

Não há dúvida de que tal diretiva asseguraria o livre desenvolvimento das forças juvenis, encaminhado-as para atividades criteriosas que, por si sós, significarão uma grande contribuição para a sociedade.

Trechos extraídos da Coletânea da Revista Logosofia Tomo 1, p. 173
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